Há quem diga que o anel de noivado é uma coisa antiquada. No entanto, tem se tornado cada vez mais comum o número de noivos interessados em presentear suas futuras esposas com a jóia que simboliza a preparação para o casamento.
O anel de noivado passou a representar a maturidade alcançada em um relacionamento: uma união mais estável, que caminha para a formação de uma nova família. Não por acaso, os anéis de noivado tem sido muito procurados e, em boas joalherias, é possível encontrar uma gama de modelos.
Em países como EUA e Inglaterra, o uso de tal jóia nunca caiu em desuso, pelo contrário, é uma tradição que perdura há anos.
Recentemente, o noivado do Príncipe William com a namorada Kate Middleton deixou ainda mais evidente o uso do anel de noivado e aumentou o desejo das noivas pela peça. A futura princesa, Kate, ganhou uma jóia com uma enorme safira azul rodeada de diamantes, que foi presente do Príncipe Charles a Princesa Diana quando ele a pediu em casamento, em fevereiro de 1981. O anel, criado pela joalheria Garrard, custou na época mais de R$77 mil.
O aumento de clientes interessados por anéis de noivado foi visível e houve ainda uma enorme procura por jóias que fossem réplicas do modelo presenteado pelo Príncipe William. O mais comum ainda, sobretudo nos EUA, é que se utilize um diamante central na peça. Nada impede, porém, de ser confeccionado um anel com uma turmalina, uma ametista, uma água-marinha ou, como no caso da família real, uma safira; entre tantas outras possíveis pedras preciosas. Vale lembrar, porém, que na hora de escolher o modelo ele deve estar além de modismos e deve ser usual, para que possa ser combinado com outros acessórios. Afinal, é uma jóia que se deve usar muito, não é mesmo?